Permesso di soggiorno

Permesso di soggiorno

O permesso di soggiorno trata basicamente de uma permissão que é concedida pela Itália. Para que o cidadão possa permanecer um tempo maior que 3 meses em território Italiano, sem que seja considerado ilegal. E corra o risco de ser expulso.

Quem deve solicitar o permesso di soggiorno

Todo cidadão considerado estrangeiro que planeja permanecer na Itália por mais de noventa dias. Segundo as Leis da Itália é considerado estrangeiro todo indivíduo que ainda não possua cidadania Italiana e/ou Européia de algum país da área de Schengen. O brasileiro descendente de um cidadão Italiano, enquanto não possui a cidadania italiana, ainda é considerado um estrangeiro.

Quando solicitar o permesso de soggiorno?

Vale ressaltar: quem fez voo direto do Brasil para a Itália e não fez nenhuma escala não tem a necessidade imediata de solicitá-lo. Porém, ao verificar que a cidadania não saiu por cerca de 2 meses na Itália. E não tem nenhuma previsão de que deva sair antes de três meses. Deve-se então providenciar o permesso de soggiorno para permanecer legalmente na Itália.

Agora, para quem fez escala em qualquer país da União Européia, na área de Schengen, antes de desembarcar na Itália. E recebeu o carimbo deste país no Passaporte. Deve providenciar a declaração de entrada em até oito dias após chegar à Itália.

Porque é necessário fazer o permesso di soggiorno

Para a realização do processo de cidadania italiana na Itália você tem até noventa dias para permanecer sem o permiesso di soggiorno. Mas, se o seu processo demora um pouco mais você precisará fazer o permesso de soggiorno. Outra informação muito importante é quando você viaja para Itália com o seu cônjuge. Se o cônjuge se enquadrar na situação acima descrita como estrangeiro(a) precisa do permesso di soggiorno. Neste caso do cônjuge é melhor que providencie o mais rápido possível. Pois assim poderá saberá quando deverá se apresentar para requerer a sua permissão de moradia na Itália. E assim acompanhar o processo tranquilamente e cuidar também de sua situação que é diferente do descendente.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: